29/04/2026 08:31:14
O público de Blumenau ainda tem tempo para participar de um dos concursos gastronômicos mais tradicionais do país. O Comida di Buteco 2026 entra na reta final e segue até 3 de maio, reunindo 16 estabelecimentos da cidade na disputa pelo título de melhor buteco local.
Desde o início da programação, bares da cidade vêm recebendo visitantes interessados em experimentar os pratos criados especialmente para a competição. A proposta também tem incentivado moradores e turistas a circularem por diferentes regiões de Blumenau, conhecendo novos endereços e revisitando casas já tradicionais.
Para votar, o consumidor precisa visitar um dos participantes, pedir o petisco inscrito no concurso e preencher a cédula de avaliação disponibilizada no local. As notas vão de 1 a 10 nos critérios atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O prato tem peso maior na avaliação, concentrando 70% da nota. O resultado final soma os votos do público e dos jurados, com peso igual para cada grupo.
Outro atrativo desta edição é o valor único dos pratos concorrentes: R$ 40. A proposta facilita que o público conheça mais de um participante e monte seu próprio roteiro gastronômico antes do encerramento.
Neste ano, o tema nacional é verduras, ingrediente que serviu de base para receitas criativas e combinações variadas entre carnes, massas, frituras, molhos e acompanhamentos.
O buteco vencedor em Blumenau avança para a etapa nacional, quando disputa com os campeões de outras cidades brasileiras. O resultado será divulgado em julho, em São Paulo.
Butecos participantes em Blumenau:
Alek Bar
Bistrô Pai D’Égua
Boteco do Jonathan Ferrari
Campeiraço Assados e Espetinhos
Casa Portella
Dark Sport Bar
Duvidoso Bar
Empório do Pastel
Espetinho Cê Tá Doido
Jacó’s Bar
Lanches Ponto Certo
Mega Lanches na Brasa
Pastelle Pastelaria
Portilho Lanches
Rota 377
Sanduba Lanches
Os endereços dos participantes, detalhes dos pratos e informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial do Comida di Buteco.
O Comida di Buteco em Blumenau conta com o apoio de marcas e instituições parceiras. A cerveja oficial do concurso é a Eisenbahn. Entre os patrocinadores nacionais estão Knorr, Fys, Santander e Sebrae. A promoção local é da NSC TV, com apoio de McCain, Chandon, Germer Porcelanas, Prefeitura de Blumenau, Abrasel e Boxnet.
Sobre o Comida Di Buteco
Criado em 2000, em Belo Horizonte, a partir de uma iniciativa da extinta Rádio Geraes FM, o Comida di Buteco nasceu com o propósito de valorizar os pequenos bares tradicionais e dar visibilidade à culinária autêntica, feita com afeto e identidade. Ao longo dos anos, o concurso ganhou projeção nacional e hoje envolve dezenas de cidades brasileiras, incluindo Blumenau, que se consolida como um dos polos importantes da competição na região Sul.